Localizada no coração do Centro Histórico de Natal, a Discol é um ponto cultural com quase cinco décadas de história. Inicialmente uma loja de discos de vinil, a Discol evoluiu para se tornar um espaço multifacetado que celebra a música, a arte e a cultura potiguar.

        Fundada em 1975, a Discol rapidamente se tornou um ponto de encontro essencial para entusiastas da música em Natal. Localizada em frente ao lendário Cinema Nordeste, a loja não apenas fornecia os discos mais recentes para as boates e população natalense, mas também se tornou um símbolo de resistência cultural durante décadas de mudanças na indústria fonográfica. Dos dias em que os alunos do Churchill saíam da aula para ouvir as novidades musicais, à época das reuniões para assistir shows em DVDs na calçada, chegando na atualidade com os recentes eventos de rua com discotecagem e atividades culturais, a Discol se estabelece um epicentro de atividade cultural na cidade, um ponto de encontro da população natalense que resiste.

        Ao longo dos anos, enfrentou transformações na indústria fonográfica e se adaptou, mantendo-se relevante ao público de diferentes gerações. Atualmente, a Discol não apenas oferece uma ampla seleção de vinis, CDs, camisetas e artigos relacionados ao universo musical, mas também é palco de eventos culturais vibrantes

 

        Com a mesma placa desde a sua abertura, nos anos 70, a Discol tem como figura que lhe acompanha há quase 50 anos o seu dono, Luiz, que iniciou como ajudante e acompanhou toda as etapas de mudanças e transformações do local, Luiz carrega em sua memória a história não só do lugar, como de 50 anos de repertório musical. Juntamente com sua filha mais nova, Gabriela, vem realizando uma movimentação cultural no estabelecimento que visa, dentre outros, o resgate do interesse e da presença das pessoas no bairro Cidade Alta e no Centro Hístórico de Natal, que clama por novas iniciativas e valorização do seu Patrimônio Cultural.


        Além da realização de eventos, a Discol vem participando de feiras multiculturais como como a Borá ed. Dosol 2022, a Feira do Kbeça no Circuito Cultural Ribeira 2023 e Praça Cívica, a Eco Praça 2023 e 2024, Burburinho Festival de Artes, entre outras na busca por novos públicos e interações sócio-culturais. 

        O espaço cultural Discol é um hub dinâmico para a comunidade artística local. Hoje, a Discol continua sua tradição como resistência cultural em Natal. Eventos como o SABADISCO, que oferece discotecagens e colaborações com atividades culturais diversas, o Carnadiscol, celebrando os 49 anos da loja com uma festa aberta ao público, e sua participação em feiras multiculturais destacam-se como exemplos de como a Discol mantém sua relevância e vínculo com a comunidade local. A Discola, outro evento marcante, reflete o compromisso contínuo da loja em ser um ponto de encontro vibrante e inclusivo.

        A Discol está comprometida em reocupar o centro histórico de Natal, trazendo novas conexões a lugares tão importantes para a história da cidade. Com eventos gratuitos e inclusivos, a Discol se consolida como um espaço cultural vital, promovendo a preservação do patrimônio cultural e oferecendo oportunidades para artistas e produtores locais. A loja também busca criar um ambiente acessível e acolhedor para todos, reforçando seu papel como um ponto de encontro onde a música, a arte e a cultura potiguar podem florescer.